Períodos disponíveis: 22/04 a 01/05, 13/05 a 20/05 e 20/05 a 27/05

O programa de residência permacultural do IPEMA é para você que busca construir relações reais com o mundo contemporâneo, através de práticas sustentáveis e ciclos permanentes de aprendizados desenvolvidos coletivamente com base em metodologias e técnicas ecológicas e nos princípios éticos da permacultura.

Durante uma semana (sete dias) os residentes dividirão com os moradores do IPEMA todas as tarefas cotidianas que fazem desse espaço uma das principais estações experimentais de permacultura no Brasil.

 

Em meio a mata atlântica, vivendo em comunidade seremos todos responsáveis por:

 

Comprar e preparar alimentos de base ovo-lacto-vegetariana;
Durante o processo de inscrição, disponibilizaremos uma lista de alimentos que costumamos consumir em nossas refeições e em conjunto com os demais residentes escolheremos de forma democrática a melhor maneira de dividir a compra do nosso alimento. Basicamente discutiremos se os alimentos serão trazidos pelos residentes ou se iremos todos juntos ao mercado. Nossa proposta é que todos cozinhem para todos, portanto, juntos discutiremos a escala da cozinha de acordo com o número de residentes e atividades que desenvolveremos durante a semana.

– Bioconstrução, saneamento e manutenção dos espaços construídos;
Atualmente temos um chalé sendo bioconstruido, duas casas em processo de reforma além dos espaços coletivos que esporadicamente necessitam de alguma manutenção estrutural, elétrica, hidráulica e/ou de saneamento; As técnicas geralmente abordadas são: Bambu a pique (taipa), telhado verde, hiperadore, estruturas de madeira e marcenarias em geral.

– Limpeza e organização;
A limpeza e organização dos espaços coletivos (tais como, banheiros, cozinha, quartos, refeitório) é feita de forma autogerida através de acordos de convivência que discutiremos no primeiro dia de residência.

– Compostagem, separação e encaminhamento dos resíduos;
Lixo não existe, jogar fora é jogar dentro.

– Plantar, colher e coletar;
Dispomos de uma área de plantio agroflorestal em constante evolução onde cultivamos dezenas de espécies alimentícias e de adubação verde, somos parte de uma abundante floresta com diversos frutos a serem coletados, além da infindável variedades de PANC’s que diariamente compõe nossa alimentação.

– Produzir cerveja artesanal;
Possuímos uma pequena estrutura para produção de cerveja artesanal funcionando a todo vapor. Além dos dias de brassagem (processo de cozimento dos grãos e fervura do mosto) a produção cervejeira requer pequenos cuidados diários que serão abordados coletivamente.

 

– Produzir Kombuchá;
A Kombucha, ainda, Kombuchá, é uma bebida probiótica obtida tradicionalmente a partir da fermentação do chá ou infusões ricas em cafeína. Estamos em processo experimental de produção dessa nutritiva iguaria. Vamos aprender juntos?

– Cultivar cogumelos;
Estamos estudando técnicas e viabilidades de produção de cogumelos comestíveis tais como Shimeji e Shitake e iniciando sistemas produtivos de pequena escala.  * Ainda não estamos produzindo. Em processo de planejamento.

– Preparar produtos para feira agroecológica;
Semanalmente participamos da feira da Rede Agroecológica Caiçara e se você tem interesse em produzir, processar e comercializar produtos agroflorestais, eis uma ótima oportunidade de vivenciar a rotina de um produtor.  *Estamos reiniciando essa prática, possuímos poucos produtos e o volume produtivo ainda é baixo.

– Visitas e mutirões a produtores orgânicos e agroflorestais de Ubatuba; Frequentemente organizamos visitas a parceiros que desenvolvem técnicas diversas de produção e processamento de alimentos agroflorestais e ecológicos proporcionando ao residente um panorama amplo de possibilidades de geração de renda através de sistemas produtivos, tais como, sistemas agroflorestais sintrópicos, horta orgânica, cabruca de cacau, cultivo de shimeji, coleta de frutos nativos e PANCs, meliponicultura de abelhas nativas e cultivo de flores e plantas ornamentais.

– Mutirões em espaços públicos do bairro;
Entendemos que viver em comunidade extrapola a ideia de dividir um terreno privado com os amigos e atentos as necessidades do nosso bairro, frequentemente nos organizamos para realizar benfeitorias em espaços públicos do nosso entorno.

– Benfeitorias espontâneas em espaços de convivência do IPEMA;
Fique a vontade para sugerir e produzir! Aquela mesa bamba, a cadeira perneta, um artesanato de decoração, um utensílio, uma ferramenta, um jogo para os momentos de laser, detalhes que fazem bastante diferença e só dependem de sua atitude.

 

MENTE SÃ, CORPO SÃO. 

– Yoga: Todas as terças e quintas as 20h, nossa vizinha Atma do Lar Sagrado Arco-íris oferece a pratica da Yoga e a contribuição mínima é de R$15 (quinze reais) por aula.

– Capoeira Angola: Toda segunda-feira nossa vizinha Patrícia, treinel do Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros, sob direção do Mestre Marrom, puxa um treino caprichado de Capoeira Angola gratuito a toda comunidade.

O MELHOR DA VIDA É DE GRAÇA! O Rio Escuro passa dentro do terreno do IPEMA proporcionando diversas cascatas e piscinas naturais, além da Cachoeira da Bacia que é linda! #procuresaber

PRAIA & SURF

Todos os moradores do IPEMA adoram surfar e sempre que tem onda, damos nosso jeito de aproveitar, bóra?

OBSERVAÇÕES
As atividades que citamos acima são executadas periodicamente pelos moradores do IPEMA e nem sempre é possível participar de todas elas durante os sete dias de residência;
– Comunicação externa/conectividade; As únicas operadoras de celular que funcionam por aqui são a VIVO e a Claro em alguns pontos específicos do nosso terreno. Para emergências, possuímos um telefone fixo e internet super limitada.
– Banho quente; Devido a um processo de manutenção em nosso sistema hidráulico estamos com apenas um chuveiro possível de esquentar, porém, é necessário a coleta, armazenamento e manejo de lenhas que abastecem o fogão a lenha responsável pelo aquecimento da água.

PERÍODOS, GRUPOS E PRÉ REQUISITOS
Atualmente o programa de residência permacultural do IPEMA tem duração de 7 dias e os grupos são compostos de cinco a sete residentes.
Nossos residentes preferencialmente precisam:
– Ter noções básicas sobre permacultura
– Disposição para uma vida comunitária
– Facilidade para se relacionar e trocar experiências de vida com outras pessoas
– Disponibilidade para realizar as tarefas propostas pelos moradores do IPEMA
– Ter condição de saúde para execução de atividades físicas
– Disponibilidade para residir durante sete dias no IPEMA
– Ser maior de 18 anos

Entre em contato pelo formulário abaixo para dúvidas e inscrições ou escreva para residencia@ipemabrasil.org.br

Residencia Ipema

8 + 14 =