Dias 28 e 29 de setembro

A Permacultura pode ser tudo o que você imagina – e muito mais! Venha se surpreender com as possibilidades desta prática que promove um olhar generoso para o futuro e conquista cada vez mais adeptos em todo o mundo.

As aulas são ministradas na nossa sede, em Ubatuba, onde tudo o que você vai ver e experimentar é coerente com os principais conceitos da Permacultura: o cuidado com o meio-ambiente e com as pessoas. A sala de aula é a Mata Atlântica. A hospedagem é em alojamentos bio-construídos (ou camping) e a alimentação é ovo-lacto-vegetariana, saudável e saborosa. Tudo isto está incluso no valor do curso.

Com Leonardo Britto: coordenador do Centro Experimental Educacional de Permacultura do IPEMA. É permacultor, engenheiro florestal e educador. Desenvolve projetos para autosuficiência de propriedades rurais e urbanas. Consultor em Permacultura, ministra cursos de formação em Permacultura (PDC), capacita pessoas e grupos em técnicas de bioconstrução e produção de alimentos agroecológica. Pesquisador e entusiasta das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs).

O QUE VOCÊ VAI APRENDER E PRATICAR:

– História, conceitos e éticas da Permacultura
– Leitura de paisagem
– Bases e técnicas para o Design Permacultural
– Práticas de construção com barro
– Bases e técnicas (com prática) para a produção de alimentos

 

Programação

Dia 27/09 (sexta-feira)
– a partir das 14h: chegada dos cursistas
– 19h: jantar

Dia 28/09 (sábado)
– 07:30 às 8:30h: café a manhã
– 8:30 às 12:30h: Conhecendo o IPEMA
– Aplicações dos Principios e éticas da Permacultura no dia- a –dia: Construção, saneamento, agricultura, economia e comunidade.
– 12:30 às 14h: almoço
– 14 às 17h30: Metodologia de Design Permacultural: Leitura da paisagem, zoneamento, setorização e análise dos elementos
– 19:30h: Jantar

Dia 29/09 (domingo)
– 07:30 às 8:30h: café a manhã
– 8:30 às 12:30h: Aula prática:
– Agricultura na permacultura: Solo, compostagem, épocas de plantio, necessidades básicas das plantas, adubação, fases lunares, irrigação, Plantas Alimenticias não- convencionais.
– Construção de sistema de plantio vertical do tipo WormTower ( consórcio produção de alimentos/ minhocário)
– 12:30- Almoço e encerramento

Contribuição livre

Para este curso estamos experimentando o modelo de CONTRIBUIÇÃO LIVRE.

Como funciona? O participante poderá contribuir financeiramente com o valor que achar cabível, sem limites mínimos ou máximos. Ao longo do curso nós abriremos os custos de realização para que todos tenhamos clareza sobre as necessidades e possamos refletir com consciência sobre as nossas possibilidades. Os participantes receberão um envelope onde poderão "depositar" o valor que acharem conveniente e ao fim do curso será aberta a receita gerada. A contribuição poderá ser feita em dinheiro ou cheques pré- datados.

Seremos gratos se os interessados trouxerem alimentos vegetarianos para partilhar durante o evento. Dessa forma poderemos reduzir os custos variáveis do curso. (Sugestões: café, chá, frutas, pães, bolos , manteiga, queijo, legumes, hortaliças, grãos – principalmente arroz e feijão – alho, cebola, e o que mais sua criatividade e consciência permitir).

ATENÇÃO: É NECESSÁRIO FAZER INSCRIÇÃO!
Para o conforto do grupo precisamos contabilizar os inscritos. Caso você desista, por favor, nos avise para que possamos disponibilizar sua vaga para outro participante. Hospedagem em alojamento para os 20 primeiros inscritos. Camping para os posteriores.

Contamos com a presença de vocês para trilhar esse caminho de luz, prosperidade e abundância.